Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Senhora Cá de Casa!

Blog de design e decoração de interiores

A Senhora Cá de Casa!

Blog de design e decoração de interiores

07.03.19

COMO DECORAR UM APARTAMENTO PEQUENO


A Senhora Cá de Casa!

Olá, olá, amigos da Senhora Cá de Casa!

 

Um apartamento pequeno não é, de forma alguma, um obstáculo a uma decoração optimizada de um espaço de poucos metros quadrados. É possível conseguirmos, de forma eficaz, optimizar um espaço reduzido de forma organizada e bonita e tirar o melhor partido possível de todos os cantos e recantos disponíveis. Tudo se pode fazer num apartamento pequeno. Basta, para isso, puxar um pouco pela cabeça, pela criatividade e ter uma graaaande dose de paciência. A Senhora Cá de Casa fala por experiência própria pois já viveu neste T1 com 65 m2.

 

Pois bem, um grande amigo dos senhores cá de casa decidiu-se a deixar a casa dos papás e, aos 34 anos, fez-se homem e começou a viver sozinho num T1. A Senhora Cá de Casa percebeu, num abrir e fechar de olhos, que o homem se sentiu perdido, desorientado e sem saber muito bem como e por onde começar. Estava e continua eufórico e no dia em que decidiu mudar-se de malas e bagagens para o seu primeiro apartamento, tinha, na verdade,  as malas de roupa e pertences pessoais. Não tinha sofá, não tinha cadeiras, não tinha uma mesa de jantar (nem de cozinha), não tinha nada. Ah, tinha uma cama da IKEA com 4 belos gavetões para arrumação.

 

Entusiasmadíssima com a ideia de ajudar o mister a utrapassar aquele momento de pânico e de desorientação absolutos, puxei dos galões, fiz uma pesquisa na net e, em 10 minutos, saquei de uma mesa de jantar e de 4 cadeiras bem janotas para o espaço em questão.

 

Neste sentido, decidi selecionar um conjunto de sugestões muito úteis a todos os que têm o seu primeiro apartamento de dimensões reduzidas e sentem na pele o desafio de uma vida em poucos metros. Espero que sejam dicas úteis pois são fruto da experiência de ter vivido durante 3 anos num T1 com o meu mais que tudo.

 

DICA Nº1 - MÓVEIS ESCOLHIDOS A DEDO

_________________________________________________________________________________________________________________

 

Comprem móveis pequenos e de preferência multifunções.

É frequente entrar em casas cujos móveis são maiores que a casa em si (ou quase...).

 

1. MESAS DE JANTAR gigantescas a pensar nas jantaradas que vamos dar lá em casa! Para quê?? Hein? Depois ficam confinados a um espaço apertado e atolhado e nem os convidados nem o próprio conseguem circular sem bater com as mamocas uns nos outros. Em espaços reduzidos é suficiente uma mesa para 4 pessoas. No topo da mesa, conseguem sentar mais duas pessoas. Logo, uma mesa para 4 pessoas, dá perfeitamente para 6. A Senhora Cá de Casa tem uma mesa de jantar para 4 e consegue sentar 8. MAGIC WOMAN! Outra dica: podem comprar uma mesa com um tampo de vidro ou acrílico, sempre dá a ilusão de amplitude e de ocupar menos espaço. 

 

2. CADEIRAS escandinavas brancas, são perfeitas para espaços pequenos, pelo design, pela côr e pelos materiais. Conjugadas com uma mesa em acrílico ou de vidro, fazem um pandam perfeito.

 

Sala+C.+Pequeno.jpg

Fonte: Decoralista

 

mesa vidro.jpg

Fonte: Pinterest

 

3. SOFÁS: Esqueçam os sofás com chaise longue em apartamentos pequenos. São autênticos monos que condicionam, à partida, o pouco espaço já existente. Há outras alternativas bem mais funcionais e elegantes. A Ângela do blogue Blanco Interiores, apresentou ontem soluções alternativas a este tipo de sofás: um sofá, cadeirões, banquetas, ou mesmo, uma chaise longue individual. A Senhora Cá de Casa tem a acrescentar uns Puffs. 

 

mariabarros.jpg

maria2.jpg

Fonte: Addicted to Style

 

ana.jpg

Fonte: Homestyling

 

sala1.jpg

sala3.jpg

sala4.jpg

Fonte: Pinterest

 

4. MÓVEIS MULTIFUNÇÕES: acredito que a Organização é a palavra mágica numa casa pequena. Invistam em mobiliário multifunções: cama com gavetões para arrumação, banquetas box, puffs de assento que podem ser uma mesa de centro (nas imagens em cima), tamboretes que tanto servem de assento como de mesa de apoio, sapateiras box, mesas de centro com divisões, arumação vertical com prateleiras e móveis suspensos, etc. Há tanta variedade e tanta coisa gira!

 

Móveis de LINHAS DIREITAS e simples é condição obrigatória. Num apartamento de poucos metros quadrados é muito importante pois não sobrecarrega o ambiente.

 

sapateira.jpg

movel1.jpg

kqallax.jpg_b=t

 

prateleiras.jpg

billy.jpg

mesa centro.jpg

 

mesatambor.jpg

blancointeriores.jpg

 

                                                Fonte: Pinterest

 

 

 

 

 

 

 

DICA Nº 2 - CORES

_______________________________________________________________________________________________________

 

1. CORES NEUTRAS: apostem nas cores claras e neutras como base e insiram a cor em pequenos apontamentos (objetos decorativos, almofadas, quadros, cadeiras). Uma decoração assente em tons mais claros e homogéneos promove uma maior sensação de amplitude do espaço. Muita cor num espaço tão pequeno é demasiada informação.

 

salabranca.jpg

Fonte: Pinterest

 

DICA Nº 3 - ESPELHOS

_______________________________________________________________________________________________________

 

Num apartamento pequeno os ESPELHOS assumem duas funções: de objeto funcional e peça decorativa. Para além de proporcionarem luminosidade, sobretudo quando colocados numa parede do lado oposto a uma janela, proporcionam amplitude. Um espelho ou a conjugação de espelhos conseguem transformar um espaço! Podem sempre colocar um espelho numa parede,  colocar um grande espelho no chão encostado à parede, forrar uma parede com espelhos ou até ter móveis espelhados.

 

espelho.jpg

 

espelhoparede.jpg

parede de espelhos.jpg

 

movelespelhado.jpg

 

Fonte: Pinterest

 

DICA Nº 4 - BOA ILUMINAÇÃO

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A ILUMINAÇÃO é um dos elementos mais importantes na decoração de uma casa. Se falarmos de um apartamento de dimensões reduzidas, mais importante ainda. Se tiverem janelas, maravilha, usem e abusem da luz natural! Se não for o caso, apostem nos pontos de luz. A existência de pontos de luz ajuda na amplitude do espaço, torna-o maior e mais acolhedor. Optem, não só, pela iluminação central, mas também na parede por cima do sofá (projetores a apontar para quadros), um candeeiro à frente de um espelho duplica a luminosidade, por cima da mesa de jantar, um candeeiro de pé...

iluminação3.jpg

pendente.jpg

                       Fonte: Pinterest

 

 

 

 

 

iluminação2.jpg

iluminação4.jpg

 

 

 

DICA Nº 5 - PADRÕES GEOMÉTRICOS

_______________________________________________________________________________________________________

 

Acredito que o PADRÃO GEOMÉTRICO num tapete, por exemplo, com riscas, poderá dar a ilusão de uma sala mais comprida e, portanto, de um espaço mais amplo. O mesmo se aplica à parede mas com riscas na horizontal. Confiram a parede da sala da Senhora Cá de Casa! É um facto, a minha sala é pequena, mas quem entra cá em casa diz que a sala parece mais comprida por causa das riscas.

 

sala_riscas.jpg

Fonte: imagem da própria

 

riscas.jpg

tapete_riscas.jpg

Fonte: Pinterest

 

 

Espero ter-vos ajudado de alguma forma com estas sugestões!

 

assinatura.jpg

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.